quinta-feira, agosto 23, 2007

DITADURA DA MÍDIA

Por: Roberto Zaghini Jorge

Vivemos um tempo diferente, as coisas mudam muito rapidamente, mas existem valores que são eternos, nossa vida por exemplo então convido a uma rápida reflexão.
Já parou pra pensar porque você faz certas coisas, ou é movido a fazê-las?
Se pensar bem hoje vivemos um tempo em que a mídia dita as tendencias, praticamente força a barra oferecendo produtos e atitudes que muitas vezes não necessitamos e até nos incomoda. Não seria necessário gastar tanto com aparelho celular, muitas vezes pra falar coisas à toa, mas tem de ter uma conta mensal significativa e modelo de última geração.
Carro também entra pelo mesmo esquema e olha que os modelos duram cada vez menos, forçando uma troca mais rápida. Cerveja então? aquelas modelos de corpos bem definidos simulando beber aquela gelada bem gostosa, junto a rapazes atléticos. Na real nenhum deles bebem cerveja desta forma, ou seriam todos bem gordinhos e fora de forma.. mas convencem e hoje é possível ver gente na rua com latinha de cerveja na mão, no ônibus e até nos carros onde motoristas no calor abusam da sorte..
Há uma infinidade de outras coisas ditadas pela mídia, até banco, vejam bancos posam de poetas, como se fossem instituições dramaticamente preocupadas com o futuro das famílias. Ora são instituições voltadas exclusivamente a faturar cada vez mais e demitem muita gente, pais e mães de família para ter cada vez mais uma máquina enxuta faturando alto.
NO BRASIL SÃO AS EMPRESAS QUE MAIS FATURAM.. mas a mídia que é exatamente um balcão de negócios fecha acordos e se propõe a fazer o melhor da imagem dessas empresas e seus propósitos de divulgar seus produtos e vender cada vez mais.
ASSIM qualquer coisa que for exposta na mídia acaba tendo aceitação dentro de algum tempo. O PROBLEMA é que muitas vezes a preocupação dessas empresas não é atender o ser humano em suas necessidades, mas saber o que ele pode aceitar , adquirir para que possam vender muito e FATURAR O MÁXIMO POSSÍVEl.
ATé RELIGIÃO JÁ entrou neste ranking, vide exemplo dos "bispos" da renascer, onde um dos fundadores foi diretor de marketing de uma importante multinacional. Quer dizer ele sabe do caminho das pedras, e conhece como influenciar no ardente propósito de faturar.
É preciso ter mais cultura, mais ligação com DEUS à partir do interior de seu próprio coração, pra tentar distinguir o que realmente é importante e não se deixar levar por apelos que , na maioria das vezes apenas tem como objetivo fazer você CONSUMIR, CONSUMIR CADA VEZ MAIS, mas VOCÊ NÃO É UMA MÁQUINA DE CONSUMIR, é gente e gente precisa viver e se integrar com a natureza.
Grande parte deste processo de venda e consumo não se integram com a natureza proporcionando grande destruição, através de poluição e modo de vida artificial. Só pra lembrar um exemplo o que estaria sendo feito com tantas baterias de aparelhos celular? e o consumo de tanto combustível? e tantos e tantos produtos lançados na água que precisaremos limpar para beber?
TERÍAMOS DE ROMPER com inúmeros hábitos para viver uma vida mais saudável, mas seria também importante conhecer quem está por trás da mídia, que vem DITANDO regras e um modo de viver.

Nenhum comentário: