sexta-feira, agosto 10, 2007

Vila São José: A história de uma passarela

Por: Roberto Zaghini Jorge


Deve ser mais uma dessas mazelas da política brasileira, impressionante neste caso é justamente o pouco caso com a população notadamente a mais humilde.
Há cerca de 7 anos a poupalação do bairro de vila São JOsé, zona sul de SP, um dos bairros mais antigos da região, luta por uma simples passarela. Pra se ter uma idéia a igreja católica localizada no alto de um morro, data de 1920 e alguma coisa, por aí .
POis é a população contava com uma passarela de madeira para atravessar a movimentada avenida senador TeotÔnio Vilela, que havia sido concedida àquele bairro aproximadamente em 1980, e em 2000 já com mais de 20 anos de uso estava bem deteriorada com buracos no piso..
Começaram reivindicar a construção de uma nova, aí rolou abaixo assinado, cartas a políticos, À administração municipal, secretaria de obras, sub prefeitura.. Até a Globo esteve lá e em duas oportunidades filmou a antiga passarela em estado precário.
Na gestão da então prefeita MArta Suplicy, houve até representante da secretaria de obras que prometeu ao vivo e a cores durante o SPTV, o início das obras. A primeira vez em 2001 e depois em 2002. MAs obras mesmo nada. Até o apresentador deste telejornal, jornalista Chico Pinheiro, havia prometido cobrar as autoridades. OCorre que a gestão terminou e nada. Ficou por isso mesmo.
Aí veio a outra gestão (Serra/Kassab) prometendo maior atenção com a população, e a passarela daquele jeito, cada vez mais caindo aos pedaços. Até que o subprefeito lendo matéria publicada num jornal da capital (Agora) sobre a deterioração daquela passarela, resolveu interditá-la.
Aí a população imaginou que se estava planejando a construção de uma nova.
Eis que pra suspresa geral simplesmente retiraram aquela passarela, e o tempo foi passando e nada. No local onde terminava a última rampa de travessia bem ao lado de um posto de gasolina, foram plantadas algumas palmeiras, uma jardinzinho, e a dona do posto toda comemorando o resultado de suas gestões junto aquele subprefeito, sr. JOsé Augusto.
Que coisa, reunidos numa comissão de moradores estiveram no gabinete daquele subprefeito, pleiteando a nova passarela, afinal já faziam mais de 20 anos que ganharam aquela, não seria justo, simplesmente levarem embora assim sem mais nem menos.
MAs foí o que acabou acontecendo. Em 2006, retornaram ao novo sub prefeito, sr. Valdir Ferreira que a exemplo do anterior pertencem a nova administração (Serra/Kassab). Nada ainda.
Conseguiram uma audiÊncia pública no ministério público de Santo Amaro, com a presença de moradores, representantes da prefeitura, da polícia, da comunidade, de promotores de Justiça, e tra lá lá lá... Todo mundo sabendo, reportagem de TV gravada e exibida pra todo mundo ver, gente do CET inclusive..
Fato é que desde a retirada daquela passarela, inúmeros acidentes vieram ocorrer naquela região, com atropelamentos e mortes.
A entrada do bairro fica entre duas descidas, sentido centro e sentido bairro, com motoristas que trafegam em velocidade elevada, muitas vezes com veículos já "estourados" em multas.
OS bairros vizinhos, bem menos populosos possuem passarelas: antes de São José, o bairro de São Rafael, e depois no sentido centro, Entrada do Grajaú, e parque das Árvores.
Agora a Vila São José,sem a passarela, e olha que se trata de um bairro bem populoso, ali tem banco, supermercado, drogarias, padarias, feira livre de sábado que pasmem, dura o dia todo, de manhãsinha até 5 e meia da tarde, é mole? E população que atravessa a avenida senador TeotÔnio Vilela de um lado pra outro, pra igreja, pro merado pras escolas, etc. e tal.
Falta de solicitações, de manifestações, reportagens, não foi, e até carta ao sr. prefeito, excelentíssimo Gilberto Kassab, houve todo tipo de tentativa. Entre inúmeras vítimas e tantos casos, a população aguarda que um dia resolvam devolver esta passarela, para que possam ter a opção de atravessar aquela avenida senador TeotÔnio Vilela em segurança.
Recentemente quando o jornal Agora resolveu publicar matéria sobre essa que vem sendo considerada o corredor da morte com o maior número de casos de atropelamentos, nem se quer citou o bairro de Vila São JOsé, foi como se o bairro não existisse. Dados estatísticos parecem que apontam casos de acidentes sempre em outros trechos, mas o que teria acontecido com o registro de tantas ocorrencias na Vila São JOsé , sumiram das estatísticas?
Deixar de falar da vila São JOsé é até um pecado.. notem que São JOsé, foi quem adotou o menino JEsus e o criou até a idade adulta. Quem será que anda tentando ocultar o nome deste bairro por aí? PRa não dizer que não foi citado, havia apenas uma nota do CET ao jornal afirmando que estudavam melhorias na rua Carta Magna. NOtem esta rua fica NA VILA SÃO
JOSé.

Será que o prefeito Gilberto KAssab vai atender este pedido e devolver a passarela pra esta população?

Nenhum comentário: