sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Praia ??

A questão de um ano e pouco atrás tentaram alardear através da tv, que haviam praias maravilhosas, para o paulistano se refrescar, justamente na represa Guarapiranga.

Parece que este ano depois de inúmeras denúncias, inclusive as que veiculei aqui neste espaço, caíram na real.

A represa Guarapiranga ainda precisa de muitos cuidados,  muitas obras de saneamento, para melhorar a qualidade de suas águas, e principalmente do lodo. Foi uma falta de consideração com as pessoas, aqueles apelos.

A região pode ser propícia para um passeio de barco, hidroavião, mas cair na água ou no lodo, pode ser perigoso com consequências imprevisíveis para a saúde.

Foram realizadas várias obras no entorno da represa,  que melhoraram o visual de vários córregos, concretando-se suas margens, incluindo barras de ferros, ficou bom sim.

Mas nada mudou com relação à qualidade da água. Ainda acho que o sonho de alguns ambientalistas em retirar toda população do entorno da represa é algo fantasioso. Ninguém vai querer abrir mão de suas casas.

Ainda acho mais coerente estudar a possibilidade de se construir diversas pequenas estações de tratamento de esgoto, nos bairros que estão margeando a represa. Inclusive contratando e treinando preferencialmente, moradores da região para atuar nessas sub estações.

Água é um bem muito precioso, e merece toda atenção.




Nenhum comentário: