quinta-feira, setembro 02, 2010

Desigualdade Social e criminalidade

Volta e meia surgem depoimentos de pessoas assustadas com o índice de violência. Ontem mesmo um médico, apresentou seu depoimento numa rádio de São Paulo, assustado com o golpe que tentaram lhe aplicar.

O médico trafegava por uma rodovia, quando ouviu um estrondo, no teto de seu veículo.  Lançaram uma pedra, tipo paralelepípedo sobre seu carro, mas ele seguiu em frente.

No caso, o veículo era blindado, por isso resistiu ao impacto.

Uma violência sem dúvida, mas que somente causa espécie na vítima quando um fato desta magnitude lhe ocorre.

Quero dizer, que este senhor violentamente atacado durante seu trajeto, jamais iria se preocupar com índice de desigualdade social. Com proliferação de favelas, com desemprego, com salário mínimo de 510 Reais.

Provavelmente também não se preocuparia, se a economia brasileira continuasse a crescer somente na ponta da pirâmide, desprezando a maioria da população.

A comparação com a situação na europa, feita durante o depoimento, é no mínimo desproporcional, por que na europa a condição de distribuição de renda na economia, é infinitamente mais abrangente para toda população. Nos principais países, como Portugal, que foi citado por exemplo, a grande maioria das pessoas tem emprego. E o mais humilde dos empregos, permite um ganho mínimo que possibilida uma condição digna de vida.

Não podemos esquecer, que em recente pesquisa divulgada pela Onu, o Brasil figura como uma das piores economias em termos de desigualdade social, equiparando-se aos países pobres da África. Na América Latina, só está à frente neste quesito, de países como Haiti e Bolívia.

Temos portanto, uma condição de má distribuição de renda, com salário mínimo minguado, estando atrás de países como: Paraguai, uruguai, Argentina, Chile, e até Peru, Colômbia..  Se isto não preocupa um médico, ou outras pessoas mais esclarecidas e de classe social, mais favorecidas, classes A, B, então a situação tende a piorar..

A desigualdade social, em fim não é apenas um caso de polícia.  Vai explodindo em toda parte, infelizmente.

Por que precisamos pensar no desenvolvimento social do Brasil, ou os brasileiros que ao menos estiverem trabalhando e recebendo salário digno, terão que andar, dentro de uma bolha blindada.

Nenhum comentário: