quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Honduras e seu "novo" presidente neo sei lá o que

Opositor de Manuel Zelaya, deposto de seu cargo de presidente de Honduras por um golpe militar disfarçado, Lobo Porfírio, presidente de Honduras, ainda não é aceito pelos presidentes dos países Latino Americanos.

Terá que fazer os ajustes democráticos, em ítens básicos, que seu país vem desrespeitando. Em país Democrático não pode haver exilado. Então o ex presidente deve ter o direito de retornar a seu país.

Também a "corte" de Honduras deve deixar de ser fascista e militar para seguir regras de democracia, ou seu país permanecerá legado ao isolamento político nesta região.

É sempre bom lembrar que a eleição presidencial em que Porfírio Lobo se elegeu presidente de Honduras, foi realizada durante estado de excessão. Havia um presidente cercado e praticamente preso asilado na embaixada brasileira, sem o direito de circular pelo país. E ainda praticamente metade do eleitorado que apoia o presidente deposto, nem compareceu ao pleito.

O presidente que estava no poder e que transferiu o cargo, era apenas um "fantasma", não conseguiu reconhecimento de nenhuma nação do planeta nem foi recebido em qualquer país como presidente.

Então Porfírio Lobo não tem nada do que se gabar fazendo alarde por aí como se fosse um presidente democraticamente eleito, o que não é verdade.



O alto comando militar hondurenho também é bastante responsável pelo golpe que resultou na deposição de Zelaya, e com isso tem toda responsabilidade no isolamento do país.






Nenhum comentário: