quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Haiti: Quando começa a reconstrução?

A julgar pelo poderio economico das nações envolvidas nas ações humanitárias no Haiti, era de se esperar que já houvesse iniciado no país as obras de reconstrução.

Cada vez que se ve imagens, parece que tudo permanece do mesmo jeito, montanhas de entulho, sujeira, e grande parte da população abrigada em tendas feitas com lençóis coloridos.

Quando é que essa ajuda vai passar da simples distribuição de alimentos e água e começar a reconstrução?

Um comentário:

Pierre disse...

O Haiti nesse momento é um país que vive de muitas doações de toda a humanidade. É um grande gesto de solidariedade. Aonde vão esses dinheiros? O que estão fazendo com esses dinheiros? O que pretendem fazer? Agora com $5, 3 bilhões, é muita coisa, né
No meu ver ou entender, a única solução do Haiti: é uma questão de conscienciatização(sensibilização) tanto nacional como internacional; senão o Haiti resterá o mesmo. E o segundo elemento é a responsabilidade de cada haitiano; sobretudo, o Estado em questão.
Com todas essas doações ninguém dos responsáveis nacionais diz: que Haiti que nós queremos. Só todo mundo fla de "reconstrução do Haiti. Reconstrução, sim. mas como fazê-la?
Na minha opinião, deveria ser assim:
Primeira proposta: mudar a capital do país. A capital poderia ser no Norte do país( Cap-Haitien), ou no Sul do país(Les Cayes)como sede política do país.
Segundo, caso não mudem a capital, um problema de industrialização em todas as cidades ou províncias do país. Assim, não haverá tantos movimentos de tantas pessoas buscando uma vida melhor na capital. Porto Príncipe é praticamente o único lugar que oferece a vinda e inda de pessoas à procura de uma boa vida de sobrevivência.
Todo mundo fala que o Haiti precisa pelo menos 20, 25, 30 anos para a reconstrução da capital. Até também 60 anos, dizem. Por isso, no meu entender, seria melhor ainda reconstruir uma nova capital; ou seja a elaboração de um programa para o desenvolvimento dos outros departamentos.
Assim, poderíamos dizer: eis aqui, o Haiti que nós queremos. Senão, não estaremos fazendo nada, nada, nada
Para ser mais claro, penso eu, o governo haitiano deveria aprovar um programa para o país que se oferece para reconstruir o país ( Estados Unidos). Et também, eles iam dizer, aqui está o meu programa para vocês. Desses dois programas, os dois países em questãoiam se comprometer para enfim, elaborar o programa definitivo para a reconstrução do país.

Autor do comentário: Pierre Dieucel

Podem entrar no meu blog e deixar comentários em alguns escritos: O Haiti superstar, Haiti malgré tout(Haiti a pesar de tudo), Haiti c´est l´heure!acorda( Haiti é hora! acorda)e outros. Podem deixar os comentários em: francês, espanhol, português, crioulo ou inglês.
Eis aqui: http://dieucel.blogspot.com/2010/03/haiti-cest-lheure.html?zx=b2976e64d25d26b