quarta-feira, janeiro 13, 2010

Censura e guerra de ideologias

Estamos ouvindo reclamações nas emissoras de rádio, sobre um pacote de novas regulamentações que estão sendo apresentadas para aprovação.

Sou contra a censura, mas preciso lembrar que os meios de comunicação, principalmente a grande imprensa já pratica censura há muito tempo dentro de seus quadros.

Basta verificar que os principais comentaristas exibem apenas a versão do pensamento neo liberal, e será que não haveria outras versões?

Poderiam haver, caso as empresas não demitissem pessoas que expressam pensamentos que não combinem com o editorial de suas empresas.

Ninguém que bata de frente com tais pensamentos, consegue espaço para ser comentarista, ou publicar uma coluna num importante jornal.

Trata-se da censura do poder econômico. Um exemplo foi o recente caso de Honduras.

Enquanto o Ministério das Relações Exteriores, adotou posição de não reconhecimento do governo considerado golpista, e foi acompanhado por países do mundo inteiro através da Onu, aqui em São Paulo as principais emissoras de rádio, exibiam opinião de seus comentaristas, que não econimizavam criticas ao governo brasileiro.

Naturalmente exibiam o pensamento neo liberal de seus patrões, preocupados com a possível perda de terreno político na América Latina.

Então Censura é algo que vem de longe e vem da base, as grandes empresas não permitem que alguém prospere em seus quadros com pensamentos socialistas ou de esquerda.

Na realidade há uma guerra de ideologias, sendo que o poder econômico das grandes empresas tem levado larga vantagem, com sua estrutura de comunicação empresarial.

Nenhum comentário: