sexta-feira, janeiro 29, 2010

Censura ao censor

Não pude deixar de achar estranho e até engraçado o alerta que ouvi numa rádio am, com o locutor em voz lacônica reclamando da censura, porque agora os repórteres esportivos não podem mais entrar nas quatro linhas do gramado em jogos do Campeonato Paulista de Futebol.

O locutor reclamava da decisão de uma desembargadora que mantinha o impedimento de acesso dos repórteres.

Antes de mais nada, quero lembrar que esta rádio também censura os ouvintes que enviam e-mails com reclamações que soam contrarias à linha empregada em seus programas.

Sou prova disto, e em seguida, acho que a desembargadora que tomou tal decisão deve ter ouvido aquele programa que passa ao meio dia: "Esporte em discussão", aí ela se deparou com aquele grupo de jornalistas, truculentos, bancando os mau educados e que falam um sobre a fala do outro, impedindo que os ouvintes tenham acesso ao que dizem..

A desembargadora deve ter pensado.. "Eu heim.. esse pessoal dentro de campo, vai ser um desastre, grupo de pessoas correndo atrás de atletas com o microfone na mão... vai ter microfonada.." .

Coisas da vida, ontem tu censurastes, hoje és censurado..

Também não é só isto, a censura aplicada internamente dentro de várias emissoras, onde só faz carreira aqule que pensa de acordo com a linha editorial da empresa.. é um gancho para que um dia possam ser igualmente censurados. Deve ser o significado da intensa disputa, pelo espaço de divulgação das idéias.

Nenhum comentário: