sábado, setembro 06, 2008

Estado prostituído

Prefeitura de São Paulo aceita convivência entre prostíbulos e escolas públicas em bairro residencial. É o fim da picada, no bairro do Socorro, existem hoje pelo menos cerca de 20 puteiros, casas de american bar, bem próximos a oito escolas públicas.
Mesmo vizinhos tendo feito várias denúncias, nada, nada mesmo barra a atividade, desse ramo promíscuo. E ali estão em conjunto, prefeitura, polícia, justiça e tudo o mais. Sim pois todos sabem do funcionamento e fazem vista grossa.
Recentemente num desses puteiros dois homens foram assassinados na porta, com balas enviadas diretamente na cabeça, no último dia 22 de maio. E tudo continua funcionando normalmente. Poucos dias depois, dois jovens, um era de menor, tiveram a susprêsa na hora de pagar a conta de cerca de 9 latinhas de cerveja: queriam cobrar cerca de 500 reais pela fatura. Não tendo como pagar, foram jogados numa sala e espancados. Em seguida forçaram para que um deles ligasse para sua mãe em Itapecirica da Serra. A mãe do garoto entrou em desespero ao ouvir o filho dizer que precisava urgente de 500 reais, pois estava numa situação muito difícil, no final da madrugada iniício da manhã de sábado. Ela fez um apanhado de suas economias, juntou com o que uma vizinha emprestou e foi ao encontro do colega de seu filho que o gerente desta casa havia libertado somente para buscar o dinheiro. Encontrando o rapaz numa padaria, ouviu que seu filho corria perigo e não poderiam avisar a polícia. Ela não vacilou e avisou policiais que estavam numa viatura próximo a padaria. Estes passaram um rádio, e várias viaturas da Força Tática foram ao local, libertaram o rapaz e levaram presos o gerente da casa até a delegacia.
Foi um episódio recente, mas que não foi suficiente para promover o fechamento destes american bar. Ao contrário, hoje eles contam com um pequeno hotel, para aliviar o desejo imediato de seus fregueses. Também contam com uma bela praça que a prefeitura mantém sempre bem conservada, com equipes de limpeza que passam semanalmente no local. Ou seja, a prefeitura tenta compensar tal sacanagem com uma praça bem feita para encher os olhos dos moradores.
Fosse um país sério e isto nem existiria, é por isso que às vezes acho que o Brasil, não merece nem de longe um lugar no conselho mundial de segurança da Onu, como um país como este, onde não existe leis, onde persiste um estado prostituído, pode imaginar em ocupar um lugar de país sério num conselho mundial?
As denúncias de vizinhos já foram a vários locais, prefeitura, justiça, etc. e tal.
À noite, cerca de nove horas, as moças andam de uma casa a outra vestidas a caráter, algumas só de lingerie, e muitas vezes coincide com a saída de alunos da escola mais próxima, meninas e meninos. Numa mesma rua, a rua Amaro Luz, existem cinco puteiros como estes. É ou não é um estado prostituído?

Nenhum comentário: