sexta-feira, março 14, 2008

O "conforto" da globalização

A empresa Telefonica em São Paulo contrata pouquíssimos funcionários diretamente. Grande parte dos funcionários que trabalham para esta mega empresa, são de empresas terceirizadas, este nome aliás do ponto de vista dos direitos do trabalho, causa arrepios..
Por exemplo aqueles atendentes que informam sobre os planos disponíveis para novos assinantes e que realizam as vendas de linhas, são funcionários de empresas terceirizadas. Ganham pouco mais de 500 (quinhentos) reais por mês, com direito a vale refeição de 18 (dezoito) reais por semana.
A chance de um trabalhador fazer carreira, crescer, e um dia se aposentar numa empresa como esta, nem se compara a chance que os trabalhadores tinham até os anos 80 no Brasil, especialmente em São Paulo.
Esta empresa é uma espécie de retrato deste momento de globalização, investidores formando empresas, no estilo "sangue suga", e o alcace tecnológico a que se chegou no século 21, vai ficando cada vez mais restrito a uma pequena parcela da sociedade, visto que grande parte dos que trabalham, deparam-se com baixos salários, quase nenhuma condição de alcançar benefícios sociais. E nos próximos anos a juventude vai se deparar com leis que só permitirão aposentadoria aos 70 anos de idade.
Cadê o conforto que a globalização pode trazer para as pessoas???

Nenhum comentário: