sexta-feira, janeiro 18, 2008

A violência das Farc e da exclusão social



Quero falar de violência, no sentido mais profundo do termo. Recentemente vi na globo um comentarista de restaurante chique, o Arnaldo Jabor.. dizendo que o pessoal da esquerda tinha medo de criticar a violência das Farc (forças armadas revolucionárias da Colômbia).
Nem me preocupo em tentar localizar-me neste mapa de analistas, mas quero dizer que os sequestros promovidos pelas Farc, pior ainda o tráfico de drogas que esta organização pratica, por si só já a desqualifica para qualquer efeito de luta por Justiça Social. Na minha opinião.
Também não posso aqui restringir o termo violência a ação diretamente violenta de algum grupo. Até por que a EXCLUSÃO SOCIAL, promovida pelo capitalismo selvagem, capitaneada hoje na figura do sr. George Bush, também é uma violência.
A favelização das principais cidades brasileiras, o desemprego e a exclusão social, não são outra coisa se não um enorme ato coletivo de vioência contra o ser humano. Um sequestro oficial, e em larga escala, onde as vítimas sobrevivem mas com muito pouca liberdade de se mover, vendo constantemente vastas propagandas mas sem ter o acesso aos produtos e serviços anunciados..
Um pai de família desempregado, vendo seus filhos crescerem, sem condições de lhes trazer maior esperança, vendo TV de alta definição com um montão de comerciais sobre produtos e serviços que ele jamais alcançará, é um ato sádico e de extrema violência. Comerciais de produtos comestíveis então.. nem se fala..
O atual estágio do capitalismo selvagem globalizado, promove diariamente muita violência social, essa das Farc pode até ser uma resposta caolha, mas uma resposta a violência maior do capitalismo global. Ainda que certos comentaristas de restaurante chique vivam lambendo as botas de banqueiros, multinacionais e dos americanos.. que só se valem de seu poder bélico e econômico, para expandir e impor sua força à população mundial.
Livre para comentar: robzmf@gmail.com
robzmf@yahoo.com.br

2 comentários:

Anti Fashion disse...

Como financiar a luta? Será que algum banqueiro irá emprestar ou investir nisso? Acho que não! Seu texto é bom, mas ainda assim defendo...viva la revolucion, viva las farcs...

Jonathan Ribas disse...

Quem vai financiar a luta da verdade e da justiça? Ninguém que quer ganhar dinheiro. Quem não quer ganhar dinheiro é o que? Maluco ou terrorista ou mendigo.

Infelizmente o paradigma do capitalismo está tão encrustados em nossas almas que nem várias gerações vão conseguir se livrar deste mal da sede de poder.