segunda-feira, setembro 24, 2007

RENDAM-SE TERRÁQUEOS

Por: Roberto Zaghini Jorge

Espere um pouco, passa o fósforo pra cá. Só começa depois que contar agé três, .. agora pode apagar. Um, dois, três..
- Parabéns pra você, nesta data querida..
O Canto de aniversário ecoa pela rua semi escura, um mendigo passa com suas tralhas à procura de um abrigo para dormir. Um casal encostado num muro aproveita a semi escuridão num beijo ardente e prolongado. Alguém passa com um jornal dobrado debaixo do braço com as notícias do apagão e do rearmamento nuclear norte americano.


... Rendam-se terráqueo
(publicado pela 1a vez em julho de 2001)
num tablóide que se chamava Multiforça


É hora, é hora... rá .. tim.. bum.. êeeeeeeeeeeee...
Uma criança acaba de completar seis anos de idade e se nada impedir o avanço natural do tempo, dentro de nove anos ela será uma debutante de 15 anos em pleno 2010. E se chegamos a 2000 porque é que não avançaríamos mais, muito mais?
Quando um time de futebol está jogando muito bem, bastante entrosado, costumamos ouvir que não há adversários para ele e que somente perderia para seus próprios erros, caso os cometesse.
Muito já se falou sobre o apagão, até o termo em si pode-se dizer que foi bem aplicado, em fim uma palavra autenticamente brasileira para um problema nosso : apagão.
Antes mesmo do apagão energético, surgiu o apagão psicológico, aquele do terror..
Arrisco a opinião num diálogo, mas seu Lauro foi mais incisivo;
- O apagão que apreceu primeiro foi o financeiro.
E não é pra menos, não é nada agradável viver no limite, ver seu comércio esvaziado. De repente o noticiário sobre o apagão causou grande efeito negativo sobre as pessoas, que em geral se recolheram em suas parcas enomias. Mas também não se trata do fim do mundo, vamos economizar energia durante um certo tempo, um ano ou pouco mais e as hidrelétricas, termoelétricas sairão dos projetos para finalmente gerar energia. Quanto otimismo, nem sei de onde saiu isso tudo, mas faz sentido. Seu Lauro ainda citou outro exemplo, do noticiário da RAI (TV italiana) que mostrava a ciade de Veneza na Itália.
- Esta cidade está submergindo gradativamente e quando a maré sobe, as águas invadem as ruas e em determinados horários as pessoas não podem sair às ruas. Crianças não vão às escolas, as que estão nas escolas não saem. E quando a maré baixa, tudo volta ao normal. Eles continuam vivendo..
É verdade, há um certo hábito de se criar catástrofes no noticiário brasileiro, e de repente tudo pára, como se estivéssemos aguardando o fim do mundo.
A culpa pode ser do governo, em grande parte, a natureza que reage e nas ruas ouve-se de tudo, nos bares então..
- Esse presidente é um chifrudo..
- Também não é por aí seu chico, não se pode ofender a pessoa..
- Digo mais Agostinho, ele deve ser daqueles corno elétrico, que toma choque quando fica sabendo.. Como é que pode o cara não saber o que acontece diante de seus olhos. Acho que ele só pensa é no dele..
- Neste ponto aí ele tá certo, se eu, vamos supor, tivesse lá, eu o Jarbas bom de bola, também ia virar o bom de grana..
- O Zé Carlos dá mais uma gelada..
Com mais essa já somavam mais de seis garrafas sobre a mesa e a conversa ia esquentando..
São muitas considerações, muitas opiniões, há uma enorme colaboração, mas pouco apoio ao governo em geral. Nosso time vinha jogando tão bem. A não, esse time aqui não jogava bem não. E de repente meio espremido entre o noticiário surge o fato de que o presidente norte americano estaria disposto a investir num rearmamento nuclear, aquilo que seria um "escudo anti mísseis", ou guerra nas estrelas. Uma tentativa de se proteger contra um possível ataque de mísseis nos dia de hoje?
Esse presidente George Walker Bush tem cada uma, aliás Walker é nome de whisky.. bebidas e armas não combinam diria a vó de qualquer pessoa. De acordo com o noticiário, os EUA já estariam bem preparados inclusive com ogivas nucleares em seu território escondidas em silos (tipo de depósito de grãos). Houve uma primeira reação, o presidente russo Vladimir Putin disse que essa atitude do presidente americano iria provocar novo rearmamento nuclear e que não só a Russia, mas também a China poderiam reforçar sua defesa, aumentando a produção de armamento nuclear.
O presidente americano disse que os EUA precisam estar protegidos para evitar que as armas nucleares possam ser lançadas por algum país irresponsável.. Sei não.. País irresponsável tem muitos por aí mesmo.. Aha tem .. Mas lançar mísseis nucleares..
Estranho é que são poucas as reações de outros países. A comunidade européia pouco fala a respeito, talvez duvidando da capacidade financeira para esse projeto segundo analistas. E agora o sr. Walker vai encontrar-se com o sr. Putin para discutir esse escudo anti mísseis. Aí tem, tem mesmo.. Se nenhum país está se manifestando contra é porque não é com eles. Ou quem sabe seja favorável a eles todos.
É que de repente veio a lembrança do filme "Independence day" que mostra a invasão da Terra por discos voadores e aí a coisa se explica. O sr. Walker está realmente preocupado é com os ovnis. Essas idas e vindas de extra terrestres, e ele deve se queixar nesses encontros internacionais..
- Senhor Putin, como já deve estar sabendo esses interplanetários que vem sabemos lá de onde, estão muito abusados.
Putin ouve atentamente com a mão segurando o queixo.
- Eles entram e saem de nosso planeta e não dão a mínima para nós, não querem saber de diálogo com quem administra este planeta. Eles devem ter intenção expansionista sr. Putin..
Intrigados, os dois presidentes seguem conversando e é necessário muita imaginação para se ter uma idéia do que estariam planejando. Sabemos que estamos atravessando momentos difíceis, porém superáveis. Geograficamente um problema que atinge nordeste e sudeste, norte e sul estão fora desta, no norte pelo excesso de água e por tão pouca população, no sul por competência administrativa talvez.
Naquela noite do aniversário, realmente não havia muita iluminação pública na rua, as lâmpadas estavam quase todas apagadas, uma ou outra permanecia acesa. A lua cheia se encarregava de iluminar a noite. E por mais que prestasse atenção não dava para obvservar nenhum objeto voador estranho no céu, que era todo da lua e das estrelas. Ah que bela idade, seis aninhos..
Haveremos de vencer, é só continuar jogando bem, cada vez melhor e sempre em equipe. Perder não deve passar por nossas cabeças, a não ser que um belo dia, surja diante das telas de TV e da Internet um sujeito estranho com cabeça de formiga dizendo em nossa língua, e na língua de cada país; RENDAM-SE TERRÁQUEOS!!

Nenhum comentário: