segunda-feira, julho 30, 2007

Acidente aéreo e inversão de valores

Por: Roberto Zaghini Jorge
O que fica cada vez mais evidente depois do acidente com air bus da Tam é a notória inversão de valores que hoje é corrente nesta sociedade pra lá de comercial. O que é sagrado hoje é o lucro, e a vida, fica em segundo plano, ou terá que se adaptar às necessidades do lucro.
O que eu entendo, mesmo não sendo um especialista em aviação, é que se existem duas turbinas com reversor, é porque esse reversor tem importância no momento de frear um avião ou então o fabricante não instalaria tal equipamento.
A empresa fabricante desta aeronave divulgou nota orientando para que todos pilotos que conduzam este tipo de aeronave utilizem as manetes no ponto neutro. Mas não teve a ousadia ou a coragem de orientar para que as empresas só autorizassem vôos com os dois reversores funcionando, talvez por que isto pudesse atrapalhar a necessidade de manter as aeronaves voando e faturando sempre, mesmo com algum risco.
A revista Veja, numa matéria duvidosa, ou sórdida, como já o fez no passado em relação ao cantor Cazuza, quando publicou em sua capa que o cantor agonizava em praça pública, tenta lançar a culpa pelo acidente sobre o piloto que teria cometido um erro ao deixar a manete na posição de acelerar. Tudo por uma matéria de impacto, ainda que de péssimo gosto, sórdida. Claro desta forma a revista atendo-se a orientação da fabricante do air bus, para que a manete permaneça na posição neutra, plublica que a culpa pelo acidente seria do piloto, alguém que já morreu e nem pode se defender. Fica mais fácil do que lançar a culpa sobre as empresas que forçam para que as aeronaves estejam em atividade, mesmo com um reversor travado ou pinado, e até da infraero e outras instâncias ainda mais poderosas que jamais poderiam ter liberado uma pista sem as ranhuras e até do que se vê hoje, um prédio de onze andares que coloca em risco o tráfego aéreo muito próximo do aeroporto de Congonhas.
O que podemos imaginar é que se a pista do aeroporto de Congonhas tivesse as ranhuras que deveria ter, inclusive devido ao seu tamanho e sem área de escape, e se o air bus tivesse com as duas turbinas e os dois reversores funcionando, este acidente provavelmente não teria ocorrico. É uma vergonha que hoje se tente lançar a culpa sobre um piloto, pra falar a verdade isto é uma grande COVARDIA, bem ao estido da grande imprensa sempre a serviço do poder e da grana.
Assim como podemos ver hoje em dia, a vida tem um significado inferior ao da necessidade de lucro constante, o que vem marcando nosso tempo, podendo propiciar ainda outras tragédias.

Nenhum comentário: