sábado, abril 05, 2014

O que pode mudar com eleições?

Em breve teremos novas eleições para mudar ocupantes de diversos cargos de comando na vida pública.
De deputado estadual a federal, senador, governador, presidente da República.

O que realmente pode mudar com essas novas eleições?

Acho que mudança, não se consegue unicamente com alteração nos cargos de comando. É preciso que haja mudanças  também nos inúmeros cargos intermediários, que são aqueles que deveriam atender aos comandos, executando na prática.

Então mesmo mudando cargos de direção, necessariamente não quer dizer que se pode conseguir mudar todos os rumos. Nem sempre.

Muitas vezes uma orientação lançada do topo, pode ser deturpada e alterada, até o destino final. 

O que poderia assegurar mudanças positivas, acredito que seja o que já mudou em outros países realmente avançados: Em primeiro lugar, a qualidade da educação de toda população.

Votar, com qualidade, acompanhar a trajetória, participar. Diante de uma população consciente, educada e preparada, fica difícil alguém enganar, promover um discurso diverso de sua prática.

Exigir uma prática honesta na vida pública é um direito de todos nós brasileiros. Hoje os principais partidos estão envolvidos em inúmeros casos de corrupção.

Por que governam, principalmente por isso. Quem ainda não esteve no comando, não provou o que é governar com tantos escalões, onde nem sempre um comando é respeitado.

A educação dos brasileiros, sua capacidade de acompanhar a vida pública, de exigir, participar e viver a fundo uma vida democrática, com conhecimento de seus direitos mas também de seus deveres, é o que pode contribuir decisivamente para mudanças positivas no Brasil.








Nenhum comentário: