sexta-feira, outubro 28, 2011

Campeonato Brasileiro na reta final

Nem vou tentar fazer qualquer previsão, mas vou deixar algumas observações.

Acho que o Corinthians vive um bom momento, e só mesmo pessoas de dentro do clube poderiam atrapalhar. 

Por exemplo, essa conversa de contratar Tevez por 44 milhões de Reais.  Tomara isso nunca dê certo. O cara já teve uma passagem pelo Corinthians, e também já arrumou encrenca num momento em que se jogava dinheiro para cima. 

E o resultado daquela extravagância foram as dívidas que resultaram ao final da era Dualib.

Hoje o elenco deveria ser mais valorizado, é o grupo formado pelo técnico Tite que pode trazer bons resultados.  O melhor marketing que o clube poderia alcançar:  O título nacional.

Depois o grande lance é manter o grupo, e não partir para o "desmanches" que marcaram o clube nas duas últimas edições da Libertadores.

O Vasco vem numa grande fase, seu obstáculo maior talvez seja as duas competições em que está no momento: A Sul Americana e o Brasileirão. Na reta final isso conta. 

Acho que o clube da colina do Rio, terá dificuldades com seus rivais cariocas. Nem tanto contra o São Paulo, seu próximo jogo.

As próximas sete rodadas deverão ser muito disputadas, o campeonato afunila e cada um tem seu objetivo para tentar alcançar.

Ebulição financeira

Parece que algo está começando a mudar na trajetória financeira mundial.  Primeiro foram as ocupações de Wall Street e vários importantes centros financeiros dos Eua, depois esse "perdão" de metade da dívida da Grécia.

Isto mostra que havia um excesso nessa conta, possivelmente um exagero na agiotagem internacional.  É o que tem levado o mundo a trabalhar, e a humanidade a perder a qualidade de vida.

A ocupação de Wall Street, deverá direcionar o mundo a novos rumos.  Pode haver um caminho melhor do que este tipo de capitalismo selvagem que vivemos hoje.  Sem passar por um estado excessivamente concentrador e corrupto.

O ser humano precisa voltar a ser o paradigma do novo tempo, em lugar do "mercado".

Os americanos que ocupam Wall Street exercem hoje esse papel, de iniciadores das novas mudanças.

Aqui, no Brasil as passeatas contra Corrupção também mostram que muitas pessoas já notaram que essa extravagância, com o dinheiro público, faz muita diferença no resultado final da economia, e principalmente nos serviços que o estado deveria oferecer.

Sem contar as oportunidades que todos querem para melhorar. Indícios de um novo tempo.

domingo, outubro 16, 2011

Copa 2014 e o futuro da economia

As contas da próxima copa, podem se tornar astronômicas. Os números iniciais são um exagero. 

Reformas em estádios, e novas construções estão somando fortunas, equivalentes à construção de inúmeros hospitais, escolas, meios de transporte.

As redações, os repórteres deveriam apurar o que ficou de positivo para os sul africanos.

A Grécia está pagando o custo das olimpíadas que sediou.

E o Brasil que poderia distribuir melhor os recursos que está conquistando, para onde vai encaminhar seus investimentos?  Quem vai pagar esta conta?

A Fifa vem com a mão grande, querendo mandar em tudo. Até tribunal para julgar casos durante a copa, pretende instalar.  Que tipo de julgamento fazem das denúncias de corrupção entre eles mesmos?  

Na Africa do Sul, até condenação a 15 anos de prisão, para quem roubou turistas, foram determinados.   E os corruptos do futebol internacional, que inclusive realizam grandes desvios, durante as copas, o que eles pagam?

Manifestações em centros financeiros

O recado está aí para os governos entenderem:

As pessoas estão dizendo nos Eua, que estão fartas de serem reduzidas a zumbis de uma economia que beneficia somente 1% (HUM POR CENTO) da população.

A CORRUPÇÃO, com seus corruptores e corrompidos, está transformando o mundo num lugar hostil ao ser humano.



A economia mundial, precisa mudar de rumo, em direção ao bem estar da humanidade. E pela continuidade da vida no planeta.

sexta-feira, outubro 14, 2011

Correios e outros interesses

Fiquei com a impressão que essa greve dos Correios, poderia ter sido evitada.

Digo isto, por que durante o período que antecedeu a greve, a direção dos Correios insistia numa única proposta: Aumento, de 6,87% mais R$50,00 (Cinquenta Reais de aumento mas somente à partir de Janeiro de 2012).

Depois de algumas semanas de greve, quando a situação começou a se deteriorar e a população se voltar contra os trabalhadores, aí surgiu a nova proposta, que ao final foi a que restou para o acordo:  Aumento de 6,87% mais R$ 80,00 (oitenta Reais integrados aos salários, já em Outubro de 2011).

Com o julgamento da greve no TST, a empresa conseguiu o benefício de somente pagar algum aumento à partir de novembro, visto que pelo menos uma semana dos dias parados não serão compensados, mas descontados.

Assim todos que trabalham para os correios, que ganhavam cerca de 800 reais, chegarão a pouco mais de 900 até o final do ano, mas não ultrapassarão 1 mil reais.

A população se irritou bastante com a falta desses serviços.
E a direção dos Correios, o que alcançou com isso?

Eles já tinham em mãos as verbas para novas contratações, haviam promovido concurso público. Mas não efetuavam as contratações.

Agora, o prejuízo alegado por conta da paralização, pelo que ouvi numa entrevista pode alcançar 130 milhões de reais.

E o que talvez, seja o pano de fundo desse episódio, pode ganhar força: a idéia de privatização dessa empresa. 
Seria este o propósito da atual gestão dos Correios? Estariam atendendo a alguma pressão?

Por um mundo melhor e mais justo

A Globalização tanto apertou que hoje começa a ouvir as vozes dos prejudicados.

Nos Eua, justamente na sede do império, milhares de vozes começam a ser ouvidas no movimento Ocupe Wall Street, e outras importantes vias do país.

No Brasil, no dia dedicado à Padroeira, Nossa Senhora Aparecida, diversas manifestações contra a corrupção espalharam-se pelo país.

Muitos já sabem hoje, que no universo financeiro, tudo o que se trama é ampliação das vantagens para essa meia dúzia, e eterna "empurrologia": arte de empurrar a conta para o povo.

Corrupção é o meio mais utilizado hoje, para perpetuar as vantagens, dos espertalhões.

Verbas desviadas, prejudicam os serviços essenciais, eliminam oportunidades, e deixam a população desamparada.




Os rumos da economia Global, precisam ser alterados, rumo ao bem da humanidade.  Toda soma em dinheiro de todas as bolsas de valores, não serão nada, sem gente.

Gente para trabalhar, viver e movimentar as economias. Com dignidade.

segunda-feira, outubro 10, 2011

Campeonato brasileiro: A estréia de um ex atleta

O campeonato brasileiro continua muito disputado, e alternando a liderança, e novamente o Corinthians voltou a ocupar o topo, pela 18ª (décima oitava vez) em 28 rodadas.

Somente o departamento de marketing do Corinthians, é que pode realmente estragar esta campanha.

Isto por que, insiste em contratações sem necessidade alguma, como no caso de Adriano, um jogador que chegou ao clube há vários meses, sem qualquer condição de jogar.

Entra em campo, ovacionado por parte da torcida, deve ser a organizada, quando o placar estava amplamente favorável (3 a zero contra o Atlético Goianiense).

Como disse um experiente repórter, com esse placar, a torcida aplaude até cobrança de lateral.

Na realidade, há sempre alguns interesses por fora, entre algumas torcidas organizadas.

Os maiores destaques  da equipe do Corinthians, hoje, são Liedison, William, Alex, Jorge Henrique, e outros tantos, que podem não ter o mesmo marketing que Adriano, mas são verdadeiros atletas, esforçados, e com brilho vem promovendo esta campanha do alvi negro.

O pessoal do marketing do Corinthians, parece que não aprendeu nada desde a passagem de Ronaldo.

O Corinthians é um grande clube, e vem disputando em alto nível o campeonato  mais importande do país, o Brasileirão.  Precisa ter um time de ATLETAS, aptos a se movimentar em campo.

E não é isto que representa hoje o jogador Adriano.  Se ele realmente tiver que ser aproveitado no grupo, que reúna condições físicas.  Não é justo com os jogadores que vem se esforçando, jogarem com um a menos e ainda por cima, ouvirem de parte da torcida o grito dirigido a um ex jogador, que quer atuar com o nome. Apoiado por um grupo de marketing.

O maior de todos exemplos de vitória e de marketing, é a conquista de um título, a conquista do Brasileirão, de uma Libertadores.

E isto o Corinthians só vai alcançar com um grupo de ATLETAS dedicados. 

Quando é que o Corinthians será respeitado pelos seus dirigentes, e tornar-se novamente um clube lançador de novos talentos?

Nas próximas dez rodadas, que não se enganem, a competição será cada vez mais acentuada. Vasco, São Paulo, Flamengo, estão em busca do título, e mesmo os que estão fora dos primeiros lugares, buscarão até o final, uma vaga para disputar a LIbertadores do próximo ano.

E vencerá quem tiver o elenco de ATLETAS mais dedicados e competitivos.

Greve dos correios e o governo do PT

O partido dominante que está em sua terceira legislatura, não poderia agir como vem fazendo em relação à greve dos correios.

Acho que esta situação deveria ter sido tratada de uma maneira mais atenciosa. O que parece ter ocorrido nos meses que antecederam a greve, foi apenas a apresentação de proposta única à categora, sem diálogo que pudesse alterar alguma coisa.

E hoje com quase um mês de paralizações, o assunto será julgado pela Justiça do Trabalho.

Por que o PT, partido gerado nos movimentos grevistas, não consegue agir diferente, manter um diálogo progressista, fazer valer a valorização dos trabalhadores, que sempre foi sua bandeira?  Teriam esquecido dos valores que os levaram ao poder?

Nesta questão, em particular, nota zero para o governo, e principalmente para quem ocupa a direção dos Correios, indicado pelo atual governo.

E o que parece ainda mais grave, apesar de ter recebido verbas do governo federal para realizar novas contratações, de ter promovido concurso público, a direção dos Correios, não vem realizando as contratações.

O que irão fazer com o dinheiro então?

Ditadura financeira disfarçada de democracia

Milhares de pessoas insistem corajosamente em ocupar Wall Street em Nova York.  São trabalhadores, gente de toda parte, questionando o mundo financeiro que pretende lhes impor ainda mais sacrifícios.

Imposição esta, para perpetuar os fantásticos ganhos, que o mundo financeiro sempre reserva a alguns poucos manipuladores da economia.

Ao longo de décadas, estes senhores do dinheiro, corromperam leis, financiaram muitas candidaturas e transformaram o país e hoje pretendem com a globalização, fazer dos povos de todo o mundo, uma multidão de escravos, que segundo eles, deveriam erguer as mãos para os céus quando empregados e ganhando somente a ração do mês.

Questionar o poder financeiro é algo inédito, que só poderia vir de um país incrivelmente repleto de pessoas inteligentes, capazes de notar quem realmente está ditando as regras.

São pessoas pacíficas, que por motivos de inúmeros interesses comerciais, muitas vezes chegam a ser taxados de extremistas.

O ser humano precisa voltar a ser o centro das atenções, e das preocupações dos governos de todo o mundo, e não somente o circulo financeiro.  

Com seus movimentos de supostos nervosismos, com queda desta ou daquela economia, na realidade os grandes investidores, apenas jogam no tabuleiro dos mercados de ações, e impõe perdas para um lado, ganhos para outro.

E nesse quadro, os povos são chamados apenas para suportar as dificuldades geradas por tantas perdas.

Apoio totalmente a ocupação de Wall Street, assinei inclusive há pouco, um manifesto de uma ong internacional, a Avaaz, reforçando este apoio.  Neste questionamento também reside a esperança de mudança para uma verdadeira democracia em todo o mundo.  

Aquela democracia capaz de incluir os povos na vida econômica, de proporcionar bem estar e qualidade de vida, e não apenas lucros astronômicos a meia dúzia de poderosos investidores. 

quarta-feira, outubro 05, 2011

Questionando o poder financeiro

A coisa mais importante que está acontecendo hoje, nem alcança grande repercussão na mídia:

São os milhares de americanos que estão concentrados em Wall Street, o coração financeiro dos Eua, e principal centro de articulação financeira do mundo.

Os americanos que se juntaram naquele local, estão muito certos, e desta vez, atingiram o alvo:  É exatamente ali em Wall Street que o comando financeiro articula, as dificuldades econômicas que as populações vão passar.




A maioria dos grandes investidores, nem querem saber de  ninguém, somente de seus ganhos.

Naquele local, é que se deve realmente reivindicar melhores condições de vida, QUALIDADE DE VIDA.  Por que até os dias de hoje, os governos, e principalmente o governo norte americano, tem sido dominados por esta força quase incontrolável, movida à ganância, que é representada pelo mercado financeiro.

Um país em crise, tem invariavelmente importantes somas à pagar, e pra onde é que vai o dinheiro?

Sempre achei que nos Estados Unidos, haviam muitas pessoas inteligentes, e hoje estão se encontrando e se manifestando, pacificamente.

A mídia, até por que existem muitos interesses em jogo, tem evitado destacar o fato, mas é sem dúvida, o principal acontecimento da década:

Gente questionando quem realmente os oprime, a força da grana. Exigindo empregos, condições de vida.  E podem ter certeza, perto da população, esses opressores não passam de meia dúzia.

E não podem comandar desse jeito a vida toda. Um dia vão perder seu comando. Parabéns aos americanos que estão concentrados hoje em Wall Street enfrentando o "bicho papão"!

GENTE vale muito mais que dinheiro!!