sábado, maio 17, 2008

Alimento no mundo

Noticiário internacional vem destacando diariamente a crise de alimentos.
Analistas dizem que maior volume de consumo provocado por uma suposta melhora no nível de renda de pessoas do terceiro mundo, notadamente do Brasil, Índia entre outros seria um dos motivos. Outro fator destacado seria a produção de álcool etanol para produção de combustível que estaria ocupando extensas áreas antes dedicadas ao cultivo de alimentos.
Estes têm sido os fatores mais indicados, porém existe um terceiro e importante fator: O egoísmo e a má distribuição de renda que sempre prevaleceram na economia mundial. Caso eventualmente haja alguma melhora, e as populações mais pobres comecem a se alimentar melhor, as especulações voltam suas miras para fatores díspares.. porém acham perfeitamente normal que grande parte das populações pobres dos países em desenvolvimento comam mal, ou até morram de fome. Desta forma, mantêm-se a equação desejada e acomodada na economia..
Por uma sociedade mundialmente mais justa, fraterna e amplamente próspera onde alimentar-se seja uma condição perfeitamente normal!!

Nenhum comentário: