terça-feira, dezembro 27, 2011

Natal: Tempo de Reflexão e de Paz

O Natal em que eu creio, é a data de recordação sobre o significado do nascimento de Jesus Cristo. 

Não é preciso pagar nada para crer em Jesus.

Há uma mensagem sobre esta data, e um grande significado: Em tudo que pesquisar sobre a passagem de Jesus, haverá de se encontrar uma mensagem de Simplicidade e de Paz. 

Que nada tem a ver com um senhor gordo de barba branca, muito menos com motivos comerciais.

Em tudo que se faz nesta vida, mesmo antes de mergulhar nos afazeres, no comércio, no dia a dia, é sempre muito bom, descobrir e redescobrir esse significado. 



Jornalistas: Representação nacional única







NOTA OFICIAL







Jornalistas brasileiros têm representação nacional única



A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) alerta à categoria e à sociedade que é a única entidade sindical constituída legalmente para defender os jornalistas brasileiros. Com seus 31 Sindicatos de Jornalistas filiados, a FENAJ é a entidade máxima de representação da categoria em nível nacional e também internacional, por meio de sua filiação à Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc) e à Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).



Tal manifestação faz-se necessária tendo em vista a criação de um suposto sindicato nacional dos jornalistas, com sede na cidade paulista de Carapicuíba, mas com base territorial nacional. A entidade busca sustentar-se na equivocada decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em 19 de junho de 2009, extinguiu a exigência de diploma de curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão. Para atrair filiados, oferece "curso de habilitação em jornalismo" e "carteira de jornalista" a quem se dispuser a pagar sua anuidade.



A FENAJ esclarece que é a única entidade com autorização legal para expedir a Carteira de Identidade de Jornalista, que tem validade como documento de identidade. Esclarece também que, apesar da decisão do STF, a formação para o exercício profissional do jornalismo continua se dando pelos cursos superiores de jornalismo, oferecidos por instituições de ensino superior. Portanto, cursos rápidos não garantem a ninguém o acesso à profissão.



A FENAJ esclarece ainda que o aparecimento repentino de novas entidades sindicais, sem a observância dos aspectos legais, tem o claro objetivo de enfraquecer a organização dos jornalistas que, na atualidade, lutam para restabelecer a exigência da formação de nível superior específica em jornalismo para o exercício da profissão. Lembra que a primeira vitória desta grande luta já foi obtida com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 33/2009, em primeira votação, no Senado Federal.



A FENAJ reafirma a defesa do jornalismo como bem público essencial à democracia e à garantia da liberdade de expressão e reitera que, como única e legítima entidade de representação nacional dos jornalistas brasileiros, vai continuar a defender a categoria e a profissão.



Brasília, 21 de dezembro de 2011.






Diretoria da FENAJ
























segunda-feira, dezembro 26, 2011

Poluição sonora

Em São Paulo, a lei Cidade Limpa tratou de organizar a publicação em paredes de prédios, out doors etc.. limpando o visual da cidade.

Agora acho que chegou o momento de se pensar em organizar o barulho. Já existe a lei do silêncio, muitas vezes desrespeitada.

Ocorre que hoje em dia, com  o avanço da tecnologia sonora, tem gente que anda por aí com seu veículo parecendo uma casa de show.

É que nem sempre o avanço financeiro da pessoa é acompanhado com o mesmo nível cultural. Então tem pessoas que precisam de lei específica, inclusive com preivisão de multa, para perceber que sua atitude é inconveniente.

Acho que a maioria das pessoas que já lidou com situação como essa, no trânsito, sabe o que significa estar próximo de alguém que se julga Dj no meio da rua.

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Tietê Pinheiros: Cores de um rio super poluído

Tem ocasiões em que o Rio Pinheiros exibe uma cor escura parecendo petróleo. Outras em que se encontra em cor de barro.


O que será que produz essa diferença?  Teríamos na região alguma empresa petrolífera? ou tanto óleo sendo lançado no rio seria produto de descarte de inúmeras empresas? 

Símbolo da copa 2014

Agora vem a polêmica sobre a escolha do símbolo da copa 2014.  Tem deputado conceituado,  como o atual ministro dos esportes, defendendo a figura do Saci.

Essa figura deveria ser descartada desde já. Primeiro por representar, ou fazer alusão a um clube de futebol; O inter de Porto Alegre.

Em seguida, e o que é mais grave, a chance de alguém parodiar:  Bom ele tem só uma perna, mas tem dois braços e duas mãos, e pode ser ligeiro.. num país com tantos casos de corrupção, vai dar o que falar.

Além de que o Saci não é uma representação tão interessante.


Prefiro mil vezes a figura da Arara Azul, não seria melhor?

sexta-feira, dezembro 09, 2011

Viva o dia CONTRA A CORRUPÇÃO!!

Que seja uma data maior mais ampla que as datas comemorações comerciais.

Que seja um momento de mudança de pensamento.

Por que o brasileiro não vive de corrupção, apenas não conhece o caminho de como discordar, ou como fazer valer seu pensamento.

Acha o brasileiro, a todo instante, que não adianta se posicionar contra, isso nunca muda.

Muda sim, partindo do pensamento de cada brasileiro. Por que a grande maioria dos brasileiros, trabalham, procuram emprego, ou estão em sub empregos.

Mas  lutam diariamente.






A corrupção não é somente exercida por pessoas com cargos públicos efetivos ou eletivos.

Existe corrupção também por que existem corruptores, principalmente do setor privado.

Que este 9 de dezembro, seja uma data marcante, do brasileiro contra seu maior flagelo: A corrupçao, que retira a chance de ter mais hospitais, escolas, transportes, qualidade de vida.

segunda-feira, dezembro 05, 2011

Eua mostram outra face de sua democracia

Parece que a paciência do Tio Sam esgotou-se com o movimento "Ocupe Wall Street".

Questionar o domínio do mercado financeiro, parece demais para tolerância dessa democracia do dinheiro, onde quem tem muito opina, e quem trabalha tem o direito somente de se calar.

Em várias cidades manifestantes são retirados, de uma maneira anti democrática. 

Mas os 99% da população, são muito mais fortes e influentes do que sempre imaginaram. Até o pensamento que transmitem já influencia.  Haverão de vencer este jogo desigual que a economia tenta empurrar.

Na Europa as recentes declarações, do presidente da França sobre a necessidade de refundar o continente, são preocupantes.

Por que nessa "refundação", qualidade de vida passaria a ser a útlima preocupação, e o fundamento seria a cartilha bancária, e o interesse do mercado financeiro em primeiro lugar.

As populações que se cuidem!

Corinthians Campeão Brasileiro de 2011

É com imensa satisfação que saúdo a equipe Campeã do Brasileirão 2011 !!

Foi uma conquista muito Justa, poir desde 2010 o time vem merecendo esse título.

No ano passado a conquista só não foi possível, devido em primeiro lugar a vacilo da própria equipe que perdeu pontos, muito simples de conquistar para uma equipe de ponta.

Em segundo lugar perdeu em 2010 para um "jogo de entrega" protagonizado por equipes rivais.

Parece que o calendário de 2011 coincidiu com interesses dos grandes clubes. Todos tinham algo a conquistar, e não havia motivos para "entregar" jogos.

Não foi uma grande atuação esta de domingo, parece que a magia do futebol esteve ausente, diante de um objetivo de conquista do título, e a qualidade do  futebol na maior parte do tempo ficou para segundo lugar.

Mas foi uma conquista Justa, foi o time que liderou  a maior parte das rodadas, 27, se não me engano.

E em praticamente todos quesitos de aproveitamento esteve melhor.

Um PENTA CAMPEONATO LEGÍTIMO, e conquistado dentro de campo. Nada melhor que comemorar este momento!

Diploma de Jornalismo volta a ser reconhecido

Nota Oficial - aprovação da PEC do Diploma







A aprovação da PEC do Diploma no Senado é uma vitória dos jornalistas e da sociedade brasileira






A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), os Sindicatos de Jornalistas e os jornalistas brasileiros saúdam o Congresso Nacional pela votação, ocorrida no dia 30 de novembro, no Senado, da PEC 33/2009, que restabelece a obrigatoriedade da formação de nível superior específica para o exercício da profissão.






A FENAJ identifica neste ato soberano do Senado brasileiro uma identidade indiscutível entre o parlamento nacional e a opinião pública do país, que reconhece a importância do jornalismo e da profissão de jornalista.






Em favor do fortalecimento da profissão, da qualidade do jornalismo e da democracia, a FENAJ agradece o esforço da Mesa do Senado em conduzir a votação, que foi fruto da disposição de partidos, do acordo de líderes e da mobilização de parlamentares.






A FENAJ destaca a iniciativa do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) em propor a emenda constitucional e distingue o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), por seu relatório que encaminhou para esta decisão histórica, e os líderes dos partidos que compreenderam a necessidade do restabelecimento da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional.






A FENAJ agradece, ainda, a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Diploma, presidida pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) e criada pela deputada Rebecca Garcia (PP-AM), que aglutinou parlamentares -- deputados e senadores -- e constituiu o ambiente para esse desenlace altamente positivo para a qualidade do jornalismo no Brasil.






A FENAJ identifica na mobilização dos jornalistas e na condução dos seus sindicatos a força que derrotou a tentativa conservadora e obscurantista de acabar com a profissão organizada e regulamentada. Esta articulação garantiu a vitória no Senado assentando, de vez, o fazer jornalístico numa profissão validada pelas instituições de ensino superior.






A FENAJ destaca, ainda, a participação dos professores, estudantes e cursos de jornalismo que aderiram a este movimento e possibilitaram a retomada da obrigatoriedade da formação universitária, algo que consideramos, sem dúvida, irreversível.






É preciso manter a mobilização para a votação do segundo turno no Senado e a continuação do processo na Câmara dos Deputados. A FENAJ, portanto, convoca seus sindicatos, os jornalistas brasileiros, as centrais sindicais e sindicatos parceiros, os cursos de jornalismo e todos aqueles que acreditam no conhecimento como forma de qualificação profissional, para um último esforço de mobilização, de forma a garantir um jornalismo de qualidade, assentado na pluralidade, na verdade e na ética profissional.