sexta-feira, março 22, 2013

Lembranças para o dia mundial da água



O tempo passa cada vez mais rápido, todos percebem e comentam.

Neste tempo a necessidade de água tem sido muito lembrada, e o que antes era inimaginável, hoje é realidade.

Já falta água em muitas cidades. Até seca no Amazonas já assistimos.

Por mais que se trabalhe hoje, ainda estaremos muito atrasados em relação ao tempo.

É preciso que toda consciência, toda alma acorde para esta realidade.

Deixo estas fotos como lembranças, essas água escuras refletem o céu, e chamam nossa atenção.



A placa que não saiu toda na foto, indica Obra do Governo do Estado de São Paulo.
Detritos mais sólidos, hoje já são retirados.

Mas ainda será preciso uma tomada de posição mais firme, da população e de todos que administram a coisa pública.

A população precisa participar ativamente, deixando de jogar até embalagem de bala em vias públicas. Falta muito para isto.

Tudo que aparece boiando nessas águas, são levados em grande parte por bueiros, nas chuvas.

Da parte da administração pública, sem pretender criticar este ou aquele grupo ou partido, mas a todos, será preciso encarar a grandiosidade do problema e buscar a solução em todos os ítens:  Tratamento de águas de córregos, tratamento de esgoto em bairros que não sairão da região, canalização de tudo que é enviado por industrias.. É muita coisa.

A mais recente tentativa, o sistema de flotação, parece que não deu certo. O que já foi feito em rios da Inglaterra, França, Coréia do Sul, isso também pode ser feito em São Paulo. Desde que também aqui, se assuma a mesma vontade que tiveram nesses países.

terça-feira, março 19, 2013

Tragédias dos desvios de verbas

A Região Serrana é uma das mostras mais catastróficas da combinação trágica deste século: Desvios de verbas e aquecimento global, somados significam DESUMANIDADE.

Mesmo com verbas encaminhadas pelo governo federal, ainda não conseguiram entregar moradias, para os desabrigados das chuvas de dois anos atrás.

Os desabrigados das chuvas desta semana então, que esperança podem ter?

Parece que é o caso de se transformar essas tragédias ambientais em caso público FEDERAL de EXTREMA URGÊNCIA.  

Assim poderiam agir diretamente sobre o problema sem interferência de prefeituras. 

Através de Comissões de arquitetos ligados a universidades, agindo em regime de mutirão.

O Estado entraria no máximo com a concessão de áreas, na mesma região ou proximidades.

Porque do jeito que está não dá para ficar. As pessoas vão sendo tocadas para rua no meio da lama, e os prefeitos não dão conta de usar corretamente as verbas, destinadas a repor as moradias dos desabrigados.




 

segunda-feira, março 18, 2013

Tv por assinatura é cultura??

O Ministério da Cultura está estudando o lançamento de uma espécie de vale cultura.

A exemplo do que já ocorre com ônibus e refeição, estão pensando em lançar algo parecido, para oferecer acesso mais em conta à cultura.

A princípio pensou-se em cinema, teatro. Mas já andaram sugerindo tv por assinatura.

Essa sugestão mais parece uma tentativa desse segmento de buscar uma forma de vender mais.

O fato é que nas inúmeras supostas opções de canais disponíveis nas tvs por assinaturas, o que mais tem é cultura norte americana.  

Como se já não bastasse a invasão cultural que os americanos fazem nas rádios, cinemas, tvs abertas.. A diferença é que na tv por assinatura você terá de assistir na língua deles diretamente da cultura americana. 

Aí não é uma questão cultural, mas uma questão de aceitar de boa essa invasão, e esquecer de ser brasileiro.  

Acho que esse ítem pode ficar de fora do vale cultura. NÃO FARÁ FALTA!

sábado, março 16, 2013

Saudando o novo Papa

Esta semana o mundo assistiu à movimentação da igreja Católica na escolha do novo Papa.

Agora o Papa Francisco se apresenta como novo representante máximo da igreja Católica. 

Servir aos mais pobres, exemplo de humildade, confessar o Cristo. Foram as primeiras mensagens expressadas pelo novo Papa. 




Espero que isto sirva também para conter o avanço dos ideais financeiros da globalização, que vem avançando sobre a humanidade, reduzindo a qualidade de vida de milhares de trabalhadores pelo mundo.

A mensagem espiritual, essa não mudou nos mais de dois mil anos da igreja Católica, e deve prosseguir. Parece que este aspecto ficou um pouco esquecido nas analises divulgadas durante a escolha do papa.




Justiça política na Bolívia

Inicialmente achei correta e justa a prisão dos torcedores corinthianos em Oruru na Bolívia, após o incidente que causou a morte do torcedor Kevin de 14 anos.

Pelos acontecimentos que já envolveram as torcidas organizadas, pelo histórico, e pela tragédia causada devido ao uso de artefatos como aqueles sinalizadores.


Porém com as recentes descobertas e análises de imagens, foi desvendado que realmente o causador do acidente foi o torcedor que se apresentou aqui no Brasil.


As imagens mostraram que o causador do acidente, assim que percebeu o tumulto na torcida do San José, subiu uns quatro degraus da arquibancada. Enquanto isso os demais torcedores Corinthianos continuavam assistindo ao.


Mesmo assim a Justiça boliviana mantém os doze torcedores presos. 


Eles devem raciocinar como um povo:  Vieram aqui e mataram um dos nossos. Então vamos manter preso doze dos seus...


Faz sentido isso, para eles.  Desta forma dão uma resposta à ira do povo da região.


Agora a Cbf, está agendando um jogo amistoso entre as seleções do Brasil e Bolívia com renda revertida à família do jovem morto.  Também o Corinthians já sinalizou que pretende fazer uma compensação financeira à família atingida.


Devem ser ações que visam abrandar a ira do povo e a consequente ira da Justiça boliviana, que neste caso está compensando o desejo de vingança de um povo.


Acho que aqui no Brasil, deveriam mesmo era restringir o direito de frequentar estádios, desse menor que causou a morte do torcedor boliviano. 


Assim a cada partida do Corinthians ele deveria se apresentar numa determinada Delegacia de Polícia, por exemplo. É o mínimo que se poderia fazer para penalizar alguém que causou a morte de um torcedor.



segunda-feira, março 11, 2013

Urubu global

E então o Jornal Nacional enviou um repórter a Caracas, mas o sr. José Roberto Burnier, ficou devendo neste trabalho.

Não foi à toa que a equipe da emissora chegou a ser hostilizada pela população.  

O repórter vai mostrar a fila de ônibus com a inscrição do governo federal, que foram usados para transportar a população na despedida de Hugo Chávez.

Realmente é difícil para alguém que tem transporte à vontade de avião, de carro, jatinho.. entender a situação de uma população de baixa renda.  Para alguém nesta condição até uma passagem de ônibus local, faz diferença no bolso. Então o transporte, foi uma forma de permitir que a população pudesse depedir-se de seu grande líder, o único em décadas que defendia seu povo.

À parte disto, o repórter posiciona-se diante de uma bomba de combustível, para mostrar que o preço do litro de gasolina está 0,30 (trinta centavos).  Mas em cima da bomba deixa uma garrafa de água mineral grande, e faz questão de enfatizar que esta custa OITO VEZES o valor do litro de combustível, como se fosse algo exorbitante.

Vamos fazer as contas?  OITO vezes TRINTA CENTAVOS, custa 2,40.  DOIS REAIS E QUARENTA CENTAVOS, valor que praticamente empata com o que pagamos aqui por uma garrafa de um litro de água mineral!!

Ele ainda entrevista o motorista de um automóvel sobre o custo da gasolina, o sujeito diz que o preço não é aumentado por ser uma medida anti popular.. 

Mas se o preço do combustível é barato, deve haver alguma contribuição com o setor de transporte, além de ajudar a população. Ou não?

Por fim o repórter entra num mercado, com prateleiras completas e para diante de um setor onde havia manteigas. Ele diz:  Estas embalagens de manteiga acabaram de chegar, pois este produto estava em falta. 

Mais uma vez ficamos com sua palavra, pois para demostrar isto, teria de apresentar as prateleiras vazias.
Entrevista uma madame sobre como ela se sente num país onde faltam produtos..

Faltou tudo nesta reportagem. É o tipo de ação DISTORCIDA, quando há  a  intenção premeditada de apresentar algo para  transmitir que o atual sistema não presta.  Deve ser uma vingança pelo fechamento da Globo vision venezuelana.  

Já no Fantástico houve reportagem,  onde ao menos entrevistaram pessoas da população sobre sua intenção de voto. 

A oposição venezuelana pode alegar tudo o que quiser, mas uma reportagem completa tem sempre que apresentar os dois lados da questão.

A direita no continente não tem apresentado coisa melhor.  Na Venezuela já existe data marcada para novas eleições, antes mesmo de terminar as homenagens fúnebres do então presidente.

Já em Honduras, o que fizeram? uma deposição sumária de um presidente. E somente foram convocadas novas eleições mais de um ano após a deposição criminosa.

sábado, março 09, 2013

Economia e democracia

Para que uma nação seja REALMENTE democrática, é preciso que consiga expandir os benefícios de sua economia para toda população.

Não posso aceitar uma nação se proclamar democrática e viver, para os caprichos de UM POR CENTO de sua população. CASO DOS EUA, por exemplo.

Na recente crise surgida no mercado financeiro norte americano, o mundo assistiu estarrecido, boa parte da população que estava pagando seu imóvel em atraso, ser lançada fora. Muitos foram habitar dentro de seus automóveis, em camping,  outros em estacionamentos, em hotéis.

Tudo para manter o DIREITO DOS BANQUEIROS, detentores do financiamento. 

Por fim descobriu-se que a crise foi iniciada por golpes aplicados na bolsa de valores. 

Agora convenhamos, um país que permite que sua população seja lançada na rua para deixar seus imóveis para bancos, numa crise gerada por gente do mercado financeiro, é um país de MERDA!

Democracia, tem que combinar com economia democrática.  Nem mesmo politicamente os Eua são democratas. Lá só existem DOIS partidos: Um é favorável aos ricos e tolera os pobres, o outro é somente favorável aos ricos e não está nem aí com os demais.

Na França, por exemplo temos uma variedade b em maior de partidos, e maior liberdade de pensamento e de expressão. A economia abrange uma parcela bem maior da população, mas hoje na globalização muitos dos benefícos estão sendo cortados dos trabalhadores.

A Alemanha, também poderia ser considerada um bom exemplo de Democracia, e economia democrática. A vantagem de um país rico, mas que consegue espalhar sua riqueza.  Há outros exemplos de democracia, combinada com EDUCAÇÃO: Finlância, Noruega, Suécia, Suíça...

Definitivamente, os Eua, não são um bom exemplo. Nem mesmo para o Brasil. Os brasileiros deveriam primar por crescimento pela base, formando uma população com maior acesso aos benefícios alcançados pelo país. 

Futebol: Um grande negócio

Às vezes gosto de discutir alguns aspectos sobre o futebol, sou Corinthiano não nego, mas não posso deixar de observar que hoje, esse esporte está mais para um grande negócio.

Então quando uma associação de futebol sul americano está instalada no Paraguai, devo presumir, que pode ser interessante para os negócios a coisa ser assim.

Os clubes conquistam títulos,  ganham grande espaço na mídia, e também são cassados por isso, devido a necessidade de se retirar uma lasquinha dessa mídia.

E aí por diante.


sexta-feira, março 08, 2013

Comebol: Um ano e meio na mídia

Parece que a Comebol está mesmo decidida a investir em mídia internacional. Agora com esta punição imposta ao Corinthians, a cada partida na América do Sul onde torcedores do timão não poderão assistir com bandeiras, nos próximos dezoito meses,  a confederação será lembrada. 

Quem sabe assim possa atingir pelo menos uns dez ou vinte por cento de visibilidade que hoje tem a Uefa por exemplo..

Fosse para resolver, deveriam de imediato em primeiro lugar, PROIBIR o ingresso nos estádios de artefatos semelhantes àqueles usados no estádio em Oruru na Bolívia.

Mas isto parece não preocupar essa confederação. Inclusive os mesmos artefatos continuam sendo usados dentro dos estádios.

Nem mesmo os incidentes onde torcedores do Veles da Argentina e Peñarol do Uruguai se agrediram durante toda partida, parecem fazer parte das preocupações.

Achei mais uma vez que se tratou de uma punição midiática. 

E em relação à torcida do Palmeiras, essa é daquelas que realmente estão trabalhando para afundar o clube de vez.  Quando o time começa a se recuperar, lá vem torcedores vândalos bater em jogador.  Isto sim precisa acabar.

Não dá para comparar o que aconteceu em Oruru, com o que já ocorreu um dia na europa com os hooligans.. Lá aconteceram batalhas campais, com destruição de lojas, incêndios, mortes de dezenas de pessoas.

O que aconteceu na Bolívia, pode até ser qualificado como uma tragédia, um caso de risco presumido de morte, devido aos artefatos, mas nem dá pra dizer que houve a intenção.

Portanto a punição parece exagerada, e mais uma vez os bons (99,9%) pagam pelos atos de um indivíduo. 

É preciso pensar melhor nesta situação, inclusive no enquadramento das organizadas, dentro do real significado do futebol: Esporte, Cultura, lazer, PAZ!


quinta-feira, março 07, 2013

Um cantor que perdeu a nota

Sinceramente não era exatamente fã, mas já ouvi várias de suas músicas. Mais uma vez na história, fica comprovado de que um homem, sem fé para seguir,  sem Deus, não é ninguém.

Quantas pessoas, se sujeitam a enfrentar ônibus lotados, trabalhar uma jornada cansativa, para pagar em prestações tantas das coisas que Chorão arrebentava em ataques de fúria.

Há pessoas que pensam que ele morreu por amor. Acho que não, deve ter ido, por falta de fé, por falta de motivação.  Um espaço que Deus pode preencher na vida das pessoas. E não custa nada. Nem é preciso ir todos os dias ou semanalmente a uma igreja. Cada um pode buscar a sua maneira, encontrar-se à sua maneira com Deus.

Um ataque de fúria, parece resultado de uma influência negativa, de um mal na alma. O silêncio e a paz também são momentos para ouvir Deus. 

Um líder vai, e as idéias? ficam?

Por mais de dez anos Hugo Chávez representou uma ideologia socializante na Venezuela com forte representação, capaz de influenciar outras nações e outros povos.

Seu país, com economia fortemente caracterizada pela produção de petróleo, tem hoje um forte desenvolvimento social. Lá a gasolina custa centavos, 30 ou 40.  A economia esteve a serviço da população mais carente.

Chávez sempre soube que a classe dominante é infinitamente mais organizada que o povo. Possui inúmeras formas de controle social, da mídia, da economia. Bem por isso, concentrava a atenção dos venezuelanos em sua personalidade.

Foi uma forma que encontrou para tornar-se mais íntimo, mais convincente, e assim conseguir a aceitação das mudanças que desejava implementar no país.

Seu sucessor, provavelmente vai disputar a próxima eleição presidencial como favorito. Tem tudo para ganhar, a ferida está aberta na população. 

A continuidade das idéias Bolivarianas defendidas até aqui por Hugo Chávez, vai depender também da unidade em torno das propostas, da concentração em torno de personalidades, substituindo a falta de organização e do poder de pressão das bases da população. 

Neste aspecto é que fica a dúvida, haverá personalidade (s) capaz de concentrar o apoio maciço da população?

Não se vai como milionário, abastado, mas como alguém que lutou por idéias, enfrentou o império americano. Descanse em paz!

segunda-feira, março 04, 2013

Comebol: Uma entidade paraguaia

Dois pesos e duas medidas, ou um peso só: Em busca incondicional pela mídia!

É o que dá para concluir com as regras da Comebol. Na mesma noite em que o Corinthians cumpria a punição imposta pela Confederação Sul Americana, jogando contra o Milionários da Colômbia com portões fechados, o Libertad do Pagaruai, jogava contra o Palmeiras, e sua torcida lançava sinalizadores do mesmo modelo que causou a morte do garoto Kevin em Oruru na Bolívia.

E então, lá pode?  E mais, havia um promotor público do Paraguai fiscalizando o teste do bafômetro contra a torcida palmeirense. Detalhe somente com os torcedores brasileiros. Os paraguaios entravam livremente.

Até parece que a Comebol é uma entidade paraguaia com poder de coordenar competições sul americanas.

Na partida entre Peñarol e Veles, realizada no Uruguai, as torcidas dos dois times se agrediram praticamente durante toda partida, lançando objetos, cadeiras. Parece que as imagens seriam analizadas.

Mas punição mesmo, até agora somente contra o Corinthians, é por isso que acho que o objetivo principal desta entidade é colocar seu nome no mapa, buscar holofotes.

O Corinthians ficou conhecido em todo o mundo pelo título invicto da Libertadores, e depois do Mundial interclubes, e ninguém sabia que a Comebol existia.