sexta-feira, setembro 30, 2011

Preocupações com imagem

Hoje o dinheiro e a imagem estão valendo mais que a vida.

Ouço gente importante dando entrevistas, manifestando suas preocupações com as condições dos aeroportos para a copa 2014.

Mas.. e como fica a imagem do Brasil, com pessoas morrendo por falta de atendimento na rede pública hospitalar?

Será que se importam com isso?

É preciso avisar aos turistas do mundo todo, que antes de virem ao Brasil, coloquem em dia seus super planos de saúde.  

Pra quem tem muito dinheiro, aqui tem sempre um tratamento vip. 







segunda-feira, setembro 26, 2011

Globalização x Qualidade de vida

O avanço da globalização tem trazido também uma nova forma de se encarar o trabalho, e o sistema financeiro.

Hoje Qualidade de Vida significa para empresas e para os países, um custo às vezes julgado muito alto.







Mas Bem estar social, Qualidade de vida deveriam se tornar objetivo a ser alcançado pelos países em todo o mundo. Jamais somente um custo.

De todas as partes que integram a economia mundial, o ser Humano é o mais importante. Sua qualidade de vida, deveria se tornar um objetivo a ser alcançado.

Hoje o que se vê, na maioria dos países, e principalmente onde há crise econômica, é o aperto de salários, desemprego, ou seja: Começam a efetuar cortes sobre o  que diz respeito diretamente à vida das pessoas.

Tomara chegue o  momento, em que Eua e países dominantes, possam se deter diante de uma nova realidade:  As pessoas não podem passar a maior parte de suas vida, se matando de trabalhar, para depois simplesmente serem lançadas fora do circuito econômico.

quinta-feira, setembro 22, 2011

Líbia, quase sem Kadafi

Agora os rebeldes já alcançaram o domínio sobre praticamente toda Líbia.  Resta ainda algum espectro do fantasma de Kadafi.

E incrível como a suposta revolução já estava bem programada.  Não é que já aparecem novos líderes engravatados falando do novo governo?

Quem são, e o que realmente pretendem, só mesmo com o tempo.  Difícil ser pior que Kadafi, que já nadava na opulência há mais de 40 anos.

Um fato é importante registrar:  Com tudo o que aconteceu e vem acontecendo na Líbia, não se verificaram saques, nem roubos generalizados, como normalmente ocorre no ocidente em casos semelhantes.

Por que sob influência da economia globalizada atual, é possível que no futuro, até cigarro da bôca alheia seja objeto para furto..  tamanho acirramento das injustiças sociais.

Tomara caminhemos para um mundo melhor. E aí as nações mais ricas, e principalmente os Eua, têm grande responsabilidade na mudança dos rumos da economia mundial.

Um novo estado palestino?

Acabo de assinar uma petição eletrônica da Ong Avaaz, em favor da aceitação pela Onu do novo estado palestino.

Acho justo, o governo brasileiro também já declarou isto.

Uma nação reconhecida, também gera novas responsabilidades diante do mundo.

Achei bastante positiva a declaração da presidenta Dilma, sobre o reconhecimento da divisão do estado palestino, nas fronteiras anteriores a 1967.

Se Israel tivesse um governo mais moderado, seria bem melhor para buscar um caminho de paz.

A intervenção americana, neste caso, só vem mostrar o compromisso dos Eua com Israel.

E bem disse certa vez, o ex presidente Lula: Será muito difícil alcançar a paz no Oriente Médio, sob a intervenção dos Eua. 

É que os americanos se comprometem apenas com um lado da questão. É preciso reconhecer o direito a um estado, um país, para o povo do outro lado da fronteira. 


Super clássico, sem gol

E no final do jogo, uma bomba: A declaração do goleiro artilheiro, Rogério Ceni:  "Só um time veio aqui para jogar, o outro, o Corinthians veio para se defender".

Ele havia defendido, de susto, um gol, com os pés, depois de estar sentado no chão, quando faltavam uns dois minutos para terminar a partida.

A verdade é que para o São Paulo, aquela partida parecia ser uma final de campeonato. O time jogou assim, marcando sob pressão, até a saída do goleiro. Não dava espaços, e assim tomava conta das ações.

Porém quando estava com o domínio da bola, o Corinthians procurava o gol, e tentou em algumas oportunidades. Houve pelos menos três delas. 

O São Paulo teve bem mais, porém acho muito difícil, quase impossível, o tricolor conseguir emplacar uma sequência de jogos, com o mesmo empenho.  Seus jogadores não são de aço.

Deve ter representado um baque forte, para os jogadores do São Paulo, não alcançar a vitória.

Do outro lado haviam outros onze dispostos a se duplicar em campo.

Não houve gols, mas aconteceram algumas emoções de "quase".  E sobraram declarações contundentes.

Mas não foi uma final de campeonato, quem sabe uma preliminar na disputa pelo título.

Tietê: Renovada promessa de despoluição

Sabesp, Companhia distribuidora de água de São Paulo, apresentou através da imprensa hoje, último dia de inverno, mais uma promessa de despoluição do Rio Tietê - Pinheiros.

De acordo com a empresa, em 4 anos os 30 km de extensão do rio que passa pela capital paulista, serão despoluídos e apresentarão vida aquática.

Deve ser a milionésima promessa sobre este assunto. Ou serve para justificar mais dinheiro para direcionar a isto, ou quem sabe desta vez, o efeito copa do mundo está mesmo pegando, e teremos um rio despoluído?

Sei dizer que fazem muitos anos que ouvimos essas promessas.  Como já estamos presenciando inclusive a construção do estádio do Corinthians, também antiga promessa, não custa dar um pontinho para mais esta.

Quem sabe desta vez emplaca.

segunda-feira, setembro 19, 2011

Copa 2014

Começou a contagem regre$$iva para o início da Copa 2014.

Problema maior provavelmente vai ficar para depois da copa:  Como pagar tudo isso que estão gastando, e cumprir com os enormes compromissos da DÍVIDA SOCIAL.

Neste campo o Brasil detém uma das maiores dívidas do mundo. Aqui falta tudo; Boas escolas públicas, hospitais públicos, transportes públicos, ferrovias,  só não falta cara de pau. 

Efeito da emoção no futebol

O campeonato brasileiro com as irregularidades apresentadas pelos clubes até aqui, também está mostrando o quanto é importante para o futebol o efeito emocional.

Digo isto, por que  o Vasco não é um time assim tão forte, ao menos não era até bem pouco tempo.

Mas o fato trágico ocorrido com o técnido Ricargo Gomes, vítima de um Avc em pleno jogo, causou um forte impacto emocional no elenco vascaíno.

Isto deve explicar a motivação que a equipe vem desmonstrando, vencendo várias partidas consecutivas e finalmente alcançando a liderança do campeonato.

Ao passo que a equipe do Corinthians, há algumas rodadas, não vinha apresentando esse comprometimento com a conquista do título.



O próprio presidente Andres Sanches havia declarado: "Parece que os jogadores estão entregando o campeonato, do mesmo jeito que fizeram o ano passado."

Acho também que eles estão entregando, mas é sobretudo pela falta desse "algo mais", que é o impacto emocional. Aquilo que mexe com o brio dos atletas.

Daqui em diante a equipe que reunir essa maior força de vontade, aliada a alguma técnica, vai despontar na busca pelo título.

Parece que está faltando isso para o Corinthians, e por isso o time caiu para o terceiro lugar. Aliado ao momento da tabela:  Já é o quinto clássico em sequência, perdeu para o Palmeiras, ganhou do Grêmio, do Flamengo, perdeu para o Fluminense e ontem para o Santos.

O sexto clássico será na próxima quarta feira contra o São Paulo.

Se realmente quiserem buscar o título, terão que buscar lá no fundo, aquela motivação que parece perdida nas últimas rodadas.

quarta-feira, setembro 14, 2011

E as chances de desenvolvimento vão sumindo..

É pelo desvio de verbas que o Brasil vai perdendo suas chances de se desenvolver.

O país poderia contar com uma estrutura muito boa de saúde pública, de ensino público, de transportes.

Se transformar verdadeiramente num exemplo de desenvolvimento e Justiça Social.

Mas o desvio constante de verbas, parece levar para o ralo as esperanças do brasileiro.





Congestionamento

Primeiro foram os vôos, onde as empresas passaram a vender mais passagens que a capacidade real programada.

Agora parece que a moda pegou, e a telefonia celular parece ser a próxima a se destacar.

Enem mostrando resultados

Parece que há uma extrema dificuldade em aceitar a realidade dos fatos.  A prova do Enem mostra mais uma vez, a decadencia do ensino público.

Enquanto o mundo à volta trabalha no computador, em comunicação vitual, os alunos do ensino público carregam mochilas pesadas com cadernos, e o fardo de um ensino superado, sem atrativos.

A maior riqueza de um país, é a educação dos jovens. O Brasil não pode perder esta oportunidade de desenvolvimento.



domingo, setembro 11, 2011

11 de Setembro: Pensamentos da laje

Quem tem laje sabe como é, logo vem o período das chuvas e eu tinha separado um produto próprio para impermeabilizar. Uma espécie de cimento, que se mistura a um líquido que se parece com leite.

Então decidido fui pra cima da laje nesta manhã de 11 de setembro, e os pensamentos vieram enquanto aplicava aquele produto, lá de cima.

Lá de cima há 10 anos atrás nas torres gêmeas do World Trade Center, muita gente teve de se lançar, para se livrar das chamas. Era o inferno queimando em vida.

Quem está vivendo neste período passa por isso, pelas doenças mais crônicas do mundo. E a pior delas, a violência tem muitas manifestações.

O terrorismo, as guerras, as lutas pelo poder.

Fico com as palavras do Papa João Paulo II, quando apelou ao então presidente George Bush para que não invadisse o Iraque: "não comece esta guerra, Deus não vai lhe perdoar".

Mas a fúria do momento, e claro a intenção de dominar um importante país produtor de petróleo, falaram mais alto.

Hoje se sabe que aquelas alegações iniciais, as armas de destruição em massa e a ligação com a Al Qaeda, não eram verdadeiras.  Mas a guerra aconteceu assim mesmo. E até hoje muitas vidas se consomem no Iraque, sem que se consiga estabelecer um governo seguro.

No Afeganistão contra o Taleban, até que a invasão se justificava, devido a comprovada ação de treinamento de terroristas naquele país,  e os Eua tiveram amplo apoio para suas ações.

Hoje, passados 10 anos, nem sei se dá pra falar em superação, com ar de felicidade. Por que se olhar para os lados de onde partiram os atos de terror, ao redor do mundo, outros tantos se avizinham.

Acho que hoje, os povos precisam ao menos, escolher com paciência seus governos.  Por exemplo, Israel, com aquele governo direitista ultra conservador, já está perdendo apoio até de aliados antigos, como Egito e Turquia, isolando-se perigosamente.

Se tivessem um governo mais moderado, disposto ao diálogo e algumas concessões, ganhariam muito mais terreno na Paz.

Da mesma forma os americanos: Que não se tentem a eleger um novo "cowboy", pois poderia ser uma tragédia, para aumentar o ódio mundial contra os Eua.

Particularmente agora estou mais preparado para as chuvas, minha laje está um pouco mais protegida.  Mas a laje dos Eua, corre riscos, a de Israel também. 

Quem sabe em breve, americanos mais inteligentes, solidários, mais preocupados com as pessoas em primeiro lugar, antes dos negócios, venham a influenciar ainda mais o poder daquele país. 

E em outras parte isso possa também ocorrer, para que a vida, seja mais suave. Sem ameaças de terror ou de guerras.  



quinta-feira, setembro 08, 2011

Por um país mais justo

Acho que as manifestações do 7 de setembro contra a corrupção, são um bom indício de que o tema preocupa a população.

É da falta de boa aplicação de verbas que ocorrem as maiores falhas no atendimento de saúde pública, na educação, transporte etc.

E ao contrário do que foi incusive apresentado recentemente em novela, o principal, nem é somente a prisão de responsáveis, pelos esquemas.

Muitas vezes isso é usado somente para produzir espetáculo e mostrar que o caso está resolvido.

O que vale mesmo, é recuperar o que estava perdido, desviado.  Se como já foi publicado em jornal, na Folha de São Paulo, o Brasil já perdeu uma Bolívia, em termos de Pib, com corrupção, até 2008, imaginem o que teria perdito até hoje.

Isto contando somente com desvios pesquisados pela CGU (Controladoria Geral da União) em esfera federal.

Se fossem contar tudo, tudo mesmo, até nas áreas municipais, constarariam, que estamos perdendo um continente.

Uma geração inteira, precisa de atenção, de cuidados, de maiores chances para sobreviver com dignidade.  Os filhos desta terra merecem.
E já faz tempo que o Brasil pode oferecer mais.

Distrações do nosso tempo

Lembrei de um sonho que tive quando era menino e estudava no primário. Pude ver com perfeição de imagem um lindo apontador azul escuro, com apenas uma entrada para lápis. Na época também existiam aqueles com duas entradas.

Era transparente, lindo.  Depois do sonho, nas primeiras horas da manhã, justamente estava precisando de um apontador, para apontar meu lápis de uso diário.

Surpreendentemente, quando fui até a loja, que na época era de madeira, lembro até hoje, que me foi apresentado justamente um apontador azul marinho, de plástico transparente, lindo como no sonho.

Coisas do mundo das formas, que muito nos ilude e distrai. 

Pensando nos dias de hoje, quantas coisas servem para isto, para nos distrair. Celular então, é dos primeiros artigos que nos mantém iludidos com o universo de formas.

Em toda parte as pessoas estão assim distraídas, com as milhares de opções, com coisas muito importantes e até com aquelas que não tem tanta importância.

Mas ocupam a mente, o pensamento, e até os sonhos.

Seleção brasileira de futebol

Quando começar a acontecer realmente as experiências com jogadores, a coisa pode melhorar.

Falo isto, por que um jogador que consegue fazer gol, ao menos um entre três chances, faz a diferença.

Leandro Damião também não é nenhum herói, como possam tentar transformá-lo. Mas está numa fase em que vale à pena dar a oportunidade.  Enquanto que o Pato, estava somete assando na posição.

Muito boa também a entrada de Ronaldinho Gaúcho, agora com menos enfeite, quem sabe com mais objetividade.

O que não pode voltar a acontecer, é conceder lugar cativo, pra quem não está produzindo.

Os próximos dois jogos contra a Argentina, podem ser muito proveitosos, mas o Brasil vive de vitórias, e já passou da hora de ganhar um clássico deste nível.

Quem poluí mais o rio Tietê?

Aí está uma pergunta difícil de responder.  Há poucos dias, a Globo apresentou uma reportagem onde focalizava a poluição do Rio, como sendo exclusivamente fruto de atitudes do povo em lançar garrafas pet, móveis e tudo o mais.. nas ruas, em córregos que acabam parando no Rio Tietê.

Havia até um conjunto de sala completo, retirado do rio.  Preciso lembrar que muitas vezes, além do descarte, isto também foi fruto de enchentes que já ocorreram.

Verdade, este é um dos aspectos dessa sujeira toda.

Mas tem outro, esse que está aí na foto.  São os inúmeros tubos que existem em todo percurso do Rio Pinheiros e Tietê, por onde são lançados detritos, esgoto industrial e até doméstico, SEM TRATAMENTO.


E este é o grande objetivo a ser alcançado com os projetos, que aliás não são levados a termo, para despoluição do Rio Tietê e que invariavelmente consomem muito dinheiro.  E já há muitos anos..

O povo por exemplo, apesar de seus maus hábitos, falta de educação ambiental, não é responsável pelo direcionamento de esgoto, nem pela falta de estações de tratamento.
Enquanto houver formas de desviar a atenção para o que realmente acontece, haverá também muitas formas de se desviar os recursos que deveriam ser empregados para este fim, despoluir o rio.

Nenhum tubo deveria trazer detritos até o rio, SEM ANTES PASSAR POR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO.

E há inúmeras alternativas: contruir mais algumas grandes estações, construir inúmeras pequenas estações, etc.

O problema é que até hoje, somente ocorre o trabalho de aprofundamento da calha, que retira parte dos detritos sólidos, mas o despejo contínuo de poluentes, como mostra a foto, permanece. Basta ver.