sexta-feira, janeiro 29, 2010

Censura ao censor

Não pude deixar de achar estranho e até engraçado o alerta que ouvi numa rádio am, com o locutor em voz lacônica reclamando da censura, porque agora os repórteres esportivos não podem mais entrar nas quatro linhas do gramado em jogos do Campeonato Paulista de Futebol.

O locutor reclamava da decisão de uma desembargadora que mantinha o impedimento de acesso dos repórteres.

Antes de mais nada, quero lembrar que esta rádio também censura os ouvintes que enviam e-mails com reclamações que soam contrarias à linha empregada em seus programas.

Sou prova disto, e em seguida, acho que a desembargadora que tomou tal decisão deve ter ouvido aquele programa que passa ao meio dia: "Esporte em discussão", aí ela se deparou com aquele grupo de jornalistas, truculentos, bancando os mau educados e que falam um sobre a fala do outro, impedindo que os ouvintes tenham acesso ao que dizem..

A desembargadora deve ter pensado.. "Eu heim.. esse pessoal dentro de campo, vai ser um desastre, grupo de pessoas correndo atrás de atletas com o microfone na mão... vai ter microfonada.." .

Coisas da vida, ontem tu censurastes, hoje és censurado..

Também não é só isto, a censura aplicada internamente dentro de várias emissoras, onde só faz carreira aqule que pensa de acordo com a linha editorial da empresa.. é um gancho para que um dia possam ser igualmente censurados. Deve ser o significado da intensa disputa, pelo espaço de divulgação das idéias.

Haiti: corrida contra o tempo

A população do Haiti que se encontra desabrigada em Porto Principe, tem poucos meses pela frente para continuar como estão, em barracas improvisadas.

Digo isto, porque naquela região, o inverno que começa aproximadamente em junho vem com muitas chuvas, e aquelas barracas improvisadas com lençois e panos, não serão suficientes para proteger as pessoas.

Será preciso intensificar desde já, além de ajuda em alimentos, as barracas de campanha.

Mas pelo visto até aqui tudo que aparece nas reportagens são entregas de alimento e água, ainda deficitárias.

Que os países do mundo inteiro possam ser alertados à tempo para evitar que o sofrimento seja ainda maior.
Em poucos meses as chuvas chegarão ao Haiti.

São Paulo e as enchentes

De fato está chovendo muito e a quantidade de água que cai a cada chuva também é excessiva.
Agora não é de hoje que a limpeza de bueiros é deficitária, digo no ritimo em que é feita.

Mas a educação de parte significativa da população também é algo pra desesperar.

Tem muita gente jogando sujeira, e principalmente entulho em vias públicas. Volta e meia encontramos determinadas ruas que são sumariamente entupidas de entulho.

Também há aquelas pessoas que "contratam" o serviço de um carroceiro com 10 reais para que carregue restos de entulho de pequena reforma. E isto vai parar na próxima esquina.

Será preciso uma nova consciencia para poder enfrentar as intempéries do tempo daqui por diante.

segunda-feira, janeiro 25, 2010

São Paulo, é um feliz aniversário?

Gostaria de dizer simplesmente feliz aniversário São Paulo!

Mas por se tratar de uma grande cidade, onde vivo e onde vejo a vida ser administrada cada vez mais, por interesses e não por leis, fico preocupado em pensar até onde isto vai assim deste jeito..

Gosto da cidade, mas não acho nada boa a forma como hoje nos tempos de globalização, as leis são para ser burladas por quem "pode" por quem sabe se "articular"..

Que as leis sejam para todos e que todos tenham a oportunidade de ser, nesta cidade!


sábado, janeiro 23, 2010

Haiti: Tremor e temor

O tremor de terra ocorrido no Haiti, trouxe uma nova sensação de temor e insegurança. É muito difícil para qualquer ser humano ver aquelas imagens de pessoas dormindo no meio da rua, cadáveres espalhados pela cidade, e tanta gente morta sendo enterrada em valas comuns, às vezes abertas até no meio da rua.

Este tremor é possivelmente dos mais catastróficos ocorridos desde o século XX e até o atual XXI. Eu mesmo jamais havia tido qualquer notícia de um desastre que levasse mais de cem mil vidas de uma só vez.. e olha que há estimativas de que este número possa chegar a mais de duzentos mil. Isto porque após a remoção de todos os escombros mais e mais pessoas mortas devem ser descobertas, além das que tem sido queimadas nas ruas, como forma de evitar o mau cheiro.

Catástrofe desta natureza, é para chamar a atenção da humanidade sobre o período em que estamos vivendo.

Um momento de resposta da natureza, e principalmente da resposta divina quanto à natureza do esquecimento humano em relação a seu criador.


Honduras: virando a página

Na próxima semana, dia 27 o "novo" governo de Honduras deverá assumir o comando do país. E Manuel Zelaya o presidente deposto no golpe militar disfarçado de civil, deverá deixar o país rumo à República Dominicana, conforme anunciou o próprio presidente abrigado na embaixada brasileira.

Uma coisa é certa, a posição brasileira do ministério das Relações Exteriores, está validada no mundo inteiro, porque o presidente golpista roberto micheletti, ou goriletti como também ficou conhecido, deixará a presidencia usurpada, como um presidente fantasma, pois não foi reconhecido por nenhuma nação do planeta.

Somente alguns comentaristas habituados a distorcer fatos, é que dizem o contrário. A Onu não reconheceu o governo golpista, Honduras ainda foi expulsa da OEA (Organização dos Estados Americanos) e com isso micheletti conseguiu a "proeza" de deixar seu país no mais completo isolamento internacional, e ainda sem o direito de obter créditos para seu desenvolvimento.

As eleições promovidas recentemente em Honduras, também não tiveram seu resultado reconhecido pelo Brasil, tão pouco pelos países da Unasul (Paraguai, Uruguai, Argentina) .

Com isso, Porfílio Lobo, eleito no pleito que se desenvolveu durantre período em que foi decretado estado de sítio, onde a liberdade de expressão era cerceada, e não havia direito pleno de reunião, terá de se desdobrar e apresentar posições que venham a convencer a comunidade internacional, de suas pretenções democráticas, se é que existem de fato.

A princípio o que há é uma espécie de acordo, para que o presidente deposto possa deixar o país, e partir rumo a República Dominicana.

Como será a próxima página ainda é incógnita, mas se Honduras pretende realmente participar da comunidade internacional, terá que restabelecer seus princípios democráticos e de preservação dos direitos humanos, que estiveram esquecidos durante este período de estado de excessão que viveu e ainda vive o país.

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Censura e guerra de ideologias

Estamos ouvindo reclamações nas emissoras de rádio, sobre um pacote de novas regulamentações que estão sendo apresentadas para aprovação.

Sou contra a censura, mas preciso lembrar que os meios de comunicação, principalmente a grande imprensa já pratica censura há muito tempo dentro de seus quadros.

Basta verificar que os principais comentaristas exibem apenas a versão do pensamento neo liberal, e será que não haveria outras versões?

Poderiam haver, caso as empresas não demitissem pessoas que expressam pensamentos que não combinem com o editorial de suas empresas.

Ninguém que bata de frente com tais pensamentos, consegue espaço para ser comentarista, ou publicar uma coluna num importante jornal.

Trata-se da censura do poder econômico. Um exemplo foi o recente caso de Honduras.

Enquanto o Ministério das Relações Exteriores, adotou posição de não reconhecimento do governo considerado golpista, e foi acompanhado por países do mundo inteiro através da Onu, aqui em São Paulo as principais emissoras de rádio, exibiam opinião de seus comentaristas, que não econimizavam criticas ao governo brasileiro.

Naturalmente exibiam o pensamento neo liberal de seus patrões, preocupados com a possível perda de terreno político na América Latina.

Então Censura é algo que vem de longe e vem da base, as grandes empresas não permitem que alguém prospere em seus quadros com pensamentos socialistas ou de esquerda.

Na realidade há uma guerra de ideologias, sendo que o poder econômico das grandes empresas tem levado larga vantagem, com sua estrutura de comunicação empresarial.